Novo projeto

Acredito bastante na eficácia de equipes auto-gerenciadas, formadas por programadores qualificados e motivados. Em contraposição à equipe com um gerente razoavelmente motivado e programadores subordinados a ele não tão motivados assim, o que em muitos casos os torna desqualificados.

Para estas equipes auto-gerenciadas atingirem seu potencial máximo, elas precisam do mesmo material que o gerente centralizado precisa: informação. Obviamente, a informação precisa ser democraticamente distribuída. Todo programador (provavemente também todo usuário) é um agente para a melhoria, por isso todos precisam ter acesso fácil à informação.

Por isso, estou iniciando um novo projeto. A idéia é fazer um portal para projetos de desenvolvimento de software, um local onde a comunidade possa se reunir e rapidamente obter informações sobre o bem-estar geral do produto. Em poucas palavras: reunir em um só local a multitude de informação encontradas em um projeto típico. Coisas como contribuições em código ao repositório de controle de versão, alterações na wiki, situação do build e mensagens nas listas de discussão. Deste caldeirão de informação, deste caos aparente, podem surgir idéias maravilhosas. Só é preciso deixar tudo ferver e esperar acontecer.

Este projeto vai ser desenvolvido em código-aberto, em algum site do tipo Source Forge ou BerliOS. Mais notícias em breve.

2 Responses to “Novo projeto”


  1. 1 Rodrigo Araujo 25/jan/2006 às 10\1048

    Opa Arrais, e ai companheiro? Tudo certinho?
    Este projeto é bem ambicioso, não é? Me interessei pelo assunto, apesar de não ter tanto tempo assim disponível para ajudar :)
    Estou esperando mais notícias!

  2. 2 Desconjumina 16/fev/2006 às 16\0456

    Loco,
    várias pessoas trabalhando por um mesmo objetivo.
    Software livre conseguiu o que várias organizações internacionais tentam promover a muito tempo!–>


Comments are currently closed.




%d blogueiros gostam disto: