Ano novo, linguagem nova

Não que seja algum tipo de tradição pessoal de ano novo, está mais para coincidência. Mas ano passado, mais ou menos no começo do ano, comecei a estudar Ruby. Minha experiência anterior sempre tinha sido com linguagens compiladas e eu estava me interessando bastante pelo lado dinâmico e interpretado da vida. Aconteceu de Ruby estar bastante comentada na época e acabou sendo a escolha mais óbvia. Depois de um ano, a linguagem está bem mais na moda e o projeto que comecei para estudar está começando a tomar corpo.

A mente é uma fera faminta por novidades e, se você alimentá-la periodicamente, ela pode acabar gerando algumas maravilhas próprias. Uma linguagem nova é um ótima opção para essa dieta. Uma linguagem não é só uma ferramenta, é toda uma escola de pensamento nova e vem acompanhada de um mundo de idéias fresquinhas. Estar em contato com outros mundos é uma boa forma de expandir os horizontes e facilitar o surgimento das boas idéias. Ruby tem feito exatamente isto por mim. Conhecer duck typing, geração de código em tempo de execução e as tão faladas DSLs em Ruby com certeza abre algumas possibilidades para a imaginação, se não para o raciocínio. Mesmo que eu não esteja trabalhando com a linguagem para resolver um determinado problema, o que ela me ensinou já faz bem porque está enraizado na cabeça. Com certeza isso não é exclusividade de Ruby. Se você está trabalhando exclusivamente do lado compilado ou interpretado, aconselho conhecer o outro. E se você não sabe de que lado está, procure saber. O aprendizado é garantido.

Um ano não foi suficiente para que eu possa dizer que conheço profundamente Ruby e acho que vou continuar estudando por muito tempo ainda. Mas acho que já chegou o tempo de apresentar a mim mesmo novos paradigmas. Ultimamente tenho pesquisado sobre linguagens de programação baseadas em protótipos. O que posso dizer com meu limitado conhecimento é que programação baseada em protótipos é um tipo de orientação a objetos.

Só que sem classes!

Numa linguagem orientada a objetos baseada em protótipos o comportamento é inserido diretamente nos objetos. Para criar um método novo, você pega um objeto antigo e adiciona o método diretamente a ele. Não é preciso criar um classe previamente para isso. Se você olhar bem, classes são apenas objetos com instruções especiais sobre como criar outros objetos. Em orientação a objetos puramente baseada em classes, elas são o único meio de criar novos objetos. Com protótipos, objetos podem ser criados a partir de qualquer outro objeto pelo processo de clonagem. O objeto original é chamado de protótipo e daí vem o termo “baseada em protótipos”.

Só de conhecer essa idéia de protótipos, minha cabeça já passou por uma pequena remodelagem. Mas uma coisa é estar a par do conceito, outra é aprender uma linguagem construída sobre ele. Novamente posso estar falando besteira, mas um exemplo de linguagem bastante popular construída sobre a mesma idéia é Javascript. Mas não foi ela que eu escolhi. Se você pesquisar sobre linguagens baseadas em prótipos, vai acabar chegando a Self, que seria minha linguagem escolhida para este ano. Ela já está no pedaço desde os anos 80 e parece ser bastante madura. Uma pequena coisa que impediu de ir em frente foi o fato de não haver um compilador/interpretador disponível. Pelo menos não para quem não possui uma máquina Mac OSX ou SPARC com Solaris. Não por enquanto.

Depois de uma pequena saga em busca de uma linguagem baseada em protótipos que eu pudesse realmente usar, acabei chegando a Io, uma linguagem bem simples nascida em Abril de 2002 pelas mãos de um californiano (não sei se o cara realmente nasceu lá, mas é onde ele diz que mora). Já baixei e compilei meu interpretador e tudo parece estar funcionando corretamente por aqui. Até já fiz meu primeiro programa:

"Hello, Io!" println

Io não tem classes, nem operadores aritméticos e nem atribuição. Tudo isso é implementado a partir de passagem de mensagens. Bem simples e uniforme. Além disso, Io não tem palavras-chave.

Mesmo assim funciona.

Isso com certeza é surpreendente.

2 Responses to “Ano novo, linguagem nova”


  1. 1 Walter Cruz 05/jan/2007 às 14\0223

    Boa sorte com a linguagem nova! Não precisa ter medo mesmo não: JavaScript usa protótipos (e foi baseada em Self).

    Eu não tenho muita ordem em aprender as coisas. Aprendi um pouco de python e ruby no ano passado. Um pouco de Lua no retrasado (mas com certeza não cheguei nas partes mais legais e saborosas da Lua).

    Sugestão: adicione Lua no cardápio para 2008 :)

  2. 2 Andre Furtado 17/jan/2007 às 03\0355

    Sugestao: comentar sobre DSLs em Ruby nos proximos posts!

    []s
    — AFurtado


Comments are currently closed.




